logo
FALE COM A YOOZE!
Av. Sete de Setembro, 5708
Batel . Curitiba . Paraná
(41) 3042.9955
yooze@yooze.com.br

Qual a melhor idade para começar a aprender inglês?

Qual a melhor idade para começar a aprender inglês? - Yooze Inglês para crianças e adolescentes, Curitiba

Essa é uma pergunta frequente que é feita por pais e educadores. Especialistas divergem sobre a melhor idade para começar a aprender um novo idioma, mas concordam que é necessário que os primeiros contatos aconteçam após a criança começar a falar e entender a língua materna – e eles sejam feitos de forma lúdica, sem muitas cobranças.

Vital Didonet, da Organização Mundial para a Educação Pré-Escolar, indica como melhor época entre os 2 e 3 anos. Por volta dos 4 anos a criança está em pleno desenvolvimento do autocontrole e da autoconfiança, se tornando cada vez mais capaz de desempenhar tarefas sozinha e deve ser incentivada a desempenhá-las,  desde que estejam dentro da sua capacidade. Do mesmo modo, é também nesse estágio que a criança reconhecerá, mais facilmente, palavras em outros idiomas.

Ao optar por começar a ensinar inglês para crianças entre os 3 e 4 anos, não devemos esperar que ela, em pouco tempo assista a um filme sem legenda ou se comunique na língua que está aprendendo. Mas, de repente, quando menos se espera a criança solta um “I’m hungry” e deixa todos boquiabertos. As frases soltas indicam que a língua começa a fazer sentido.

O mais importante é observar a criança e verificar o quão motivada ela está para aprender. Há ainda a possibilidade das aulas experimentais para, então, decidir-se com base na experiência vivida pelo filho. Se ele gostou, com certeza, ele vai lhe dizer. Se não gostou, também o fará.

Metodologias de ensino e aprendizagem do inglês

Outra questão muito importante, que exerce uma influência  significativa no aprendizado de inglês pelas crianças diz respeito à maneira como os conteúdos são apresentados. Especialmente quando se fala nas gerações mais novas, os métodos tradicionais de ensino (aula expositiva na lousa durante um tempo prolongado) têm se mostrado menos eficazes a cada dia.

A opção por métodos de ensino mais lúdicos, interativos e participativos vem cumprir um papel importante no despertar do interesse pelo aprendizado, desde que esteja respaldado por uma metodologia pedagógica com conteúdo teórico e prático que garanta sua eficácia.

Em função disso, se você está buscando uma boa escola de inglês para o seu filho, é essencial procurar saber quais são as metodologias utilizadas, conversar com os professores e refletir se os métodos aplicados podem, de fato, estimular e agregar conhecimento a ele.

Fontes:
http://novosalunos.com.br/ensinar-ingles-para-criancas-com-o-auxilio-da-tecnologia
http://thomas.org.br/papo-aberto-com-que-idade-meu-filho-deve-comecar-aprender-ingles
http://www.estadao.com.br/noticias/geral,especialistas-divergem-sobre-idade-para-iniciar-aprendizado-imp-,605496

 

 

Deixe seu comentário!

Seu e-mail não será publicado.

Acompanhe nossa Fanpage! Hot!
Notícias, dicas e muito mais!
Take a look!
Posts recentes
WhatsApp chat Fale conosco